T7-AL2-1 - Flipped Classroom Applied to Software Architecture Teaching

1. Innovative Practice Full Paper
Anderson Cavalcante Gonçalves1 , Valdemar Vicente Graciano Neto1, Deller James Ferreira1, Uyara Ferreira Silva1
1 Federal University of Goiás

Este é um artigo completo que apresenta uma prática de ensino inovadora relacionada à arquitetura de software. Arquitetura de software é o conjunto de estruturas para o sentido do sistema, que envolve os elementos, as relações entre eles e as propriedades de ambos. Por um lado, aprender arquitetura de software é uma tarefa complexa, pois exige uma alta capacidade de abstração. Por outro lado, usar a arquitetura de software costuma ser desafiador, uma vez que a aquisição de conhecimento sobre a arquitetura de software requer inerentemente um alto grau de talento e criatividade por parte dos instrutores.
Nesse contexto, a sala de aula invertida surgiu como uma abordagem com potencial para melhorar o aprendizado da arquitetura de software, uma vez que a aprendizagem invertida promove uma maior imersão em um tópico do que o ensino tradicional, melhorando o engajamento, interação e colaboração do aluno. Em uma abordagem didática invertida, uma estrutura pedagógica é invertida. Previamente os alunos estudam o conteúdo por meio de vídeos, textos e outros recursos, e depois da aula é um período de consolidação dos conhecimentos adquiridos. Apesar da popularidade da abordagem invertida e do potencial para aprimorar o aprendizado de arquitetura de software, os estudos sobre seu uso no ensino de arquitetura de software ainda são escassos.
A contribuição principal artigo é, então, apresentar resultados sobre a adoção da aula invertida aplicada ao ensino de arquitetura de software. Um estudo de caso envolvendo aulas de arquitetura de software em um curso de Internet das Coisas. O grupo de controle envolve 19 alunos que foram ensinados usando o método tradicional e o grupo de tratamento inclui 54 alunos ensinados em sala de aula invertida.
Os resultados revelam que o grupo de tratamento, que adicionado a intervenção pela sala invertida, teve uma melhor (i) assimilação do conteúdo (73,1 por cento dos alunos adquiriram a maior parte do conteúdo de acordo com a avaliação aplicada), (ii ) compreensão dos conceitos principais (81,2 por cento dos alunos declararam ter compreendido os conceitos essenciais), e também (iii) satisfação com a aplicação da técnica (78,07 por cento dos alunos conhecidos com a abordagem). Por outro lado, a aplicação do método tradicional revelou (i) um baixo grau de assimilação do conteúdo (apenas 19,1 por cento reteve a maior parte do conteúdo fornecido), (ii) apenas 39,9 por cento dos alunos compreenderam os conceitos fundamentos e (iii) apenas 25,87 por cento dos alunos satisfeitos e confiantes com o conteúdo aprendido.
Em sintese, os alunos de nossos alunos afirmam que a sala de aula invertida auxilia no envolvimento ativo no contexto proposto pelo professor, o que contribui para a aprendizagem. Em suma, eles têm conhecimento e aprovam os benefícios prática dessa educação. Este estudo evidências empíricas de que os professores podem aplicar a aula invertida no ensino de arquitetura de software, o que contribuirá para a aprendizagem de conteúdos completos, ajudando a usar arquitetos e engenheiros de software.